domingo, 24 de julho de 2011

ATIVIDADE FÍSICA À BORDO DOS NAVIOS COSTA CRUZEIROS


A Costa Cruzeiros é hoje líder na Europa e referência mundial em cruzeiros, possui os maiores e mais belos navios de bandeira italiana. A empresa , sempre inovadora, segue buscando destinos e novos projetos com novas idéias. Nos cruzeiros da Costa você encontra suas férias ideais, satisfação garantida à todos os que gostam de relaxar ou se movimentar, quem quer se exercitar, ou simplesmente “pegar sol”, ou quem sabe ainda participar das muitas atividades lúdicas que o passeio oferece, atendendo todos os gostos de todas as idades.
Além de todo serviço de bordo oferecido (gastronomia, programas especiais para crianças e adolescentes, jogos, aulas de artesanato, incríveis shows, festas temáticas, concursos, discoteca, cassino, etc) pela grande equipe de bordo, contamos com duas equipes diferenciadas são elas Dancing Team e Fitness Team, novidades nos navios para América do Sul. Consiste em equipes exclusivas com os melhores profissionais que oferecem à você um programa de aulas e prática diária. Esses navios possuem as mais modernas aulas, com professores rigorasamente selecionados e treinados sob a coordenação do Prof.Paulo Henrique, criando assim a mais completa grade de horários de atividade física com os melhores profissionais do mercado. Os navios possuem ainda SPA e uma Academia com aparelhos exclusivos Technogym, além de quadras esportivas e claro muitas piscinas.
As aulas de Fitness tornaram-se um grande sucesso à bordo, surgindo então a idéia de elaborar Cruzeiros Temáticos para que essas atividades pudessem ser ainda mais aproveitadas pelos apaixonados pelo mar e pelo fitness. Neste seguimento a Costa hoje possui os Temáticos Cruzeiro Fitness em sua 18ª edição e o Bem Estar em sua 10ª edição, cruzeiros esses hoje coordenados pela Profª Vânia Temporini, e a nutricionista Mirtes Stancanelli, com grande apoio do Prof. José Elias de Proença, grandes profissionais da área, que vêm com idéias modernas e motivadoras.
Nos Cruzeiros Temáticos, além de todas as atrações de um cruzeiro comum, você poderá conhecer e participar de uma série de atividades extras, com as mais novas tendências do mercado e as novidades de cada assunto, você poderá viajar com pessoas como você, claro, e também com os melhores protagonistas do fitness atual brasileiro.
O Cruzeiro Fitness teve sua primeira edição em 1994, com 6 professores paulistas e 800 hóspedes à bordo, implantava-se aí um novo conceito de férias em alto mar. A indústria do fitness explodiu e nessa explosão vieram novas modalidades e novos professores, hoje o Cruzeiros Fitness trás à bordo mais de 25 professores renomados para atender as “necessidades” dos mais de 3.500 hóspedes, trazendo a alegria das mais inovadoras aulas do mercado. Seguramente uma viagem dedicada à atividade física e ao alto astral em alto mar, grandes momentos irão marcar sua 18ª edição. Além das melhores aulas de Pilates, Alongamentos, Yoga, Suspenso, Jump, Step, Cycling Outdoor, Aerosamba , Kangoo Jumps, Let´s Boxe, etc, teremos esse ano o mais inovador programa de atividade física o Gymstick Original, trazido da Finlândia pela Escola Fitness, da mais que renomada Profaª Cida Conti, onde ela própria decidiu treinar os professores que irão atuar nesta temporada, não só para os temáticos mas como também para toda a frota brasileira.
O temático Bem Estar virá em sua 10ª edição e é a combinação perfeita entre saúde e qualidade de vida. O Bem Estar trás palestras com especialistas em nutrição, hábitos alimentares, saúde maturidade, Yoga, Pilates, Gymstick Original e muito mais.
São semanas que poderão mudar seus hábitos e seu estilo de vida, seguramente, você nunca mais será o mesmo, porque o hóspede passou a enxergar que o deck de um navio pode trazer-lhe muito mais que um bronzeado, pode fazê-lo entender a vida de uma forma mais saudável.
Esse temáticos serão realizados no Costa Pacífica, maior navio italiano na costa brasileira em 2011/2012 . Vindo pela primeira vez ao Brasil envolve uma grande equipe de protagonistas de convenções e congressos internações em suas respectivas áreas de conhecimento, e com uma oportunidade única de ministrar essas aulas em transatlânticos.
Asseguro que o melhor de tudo isso é poder ver nos olhos dos hóspedes, a alegria e a confiança depositada em nós professores, e ouvir que aquelas férias mudaram sua vida.
Do embarque ao desembarque você terá toda atenção necessária, com uma equipe especialmente treinada para você. Descubra seu TEMA, e embarque sem medo de ser feliz., pois a magia está em alto mar, mas emoção está dentro de você, embarque nela!

FONTES: Costa catálogo anual
Compreendendo o Bem Estar (Prof. Mauro Guiselini-Phorte Editora)
Sites recomendados: www.costacruzeiros.com.br
www.escolafitness.com.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

SARCOPENIA


Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com a idade avançada(cerca de 1% ao ano, a partir dos 65 anos de idade).Essa perda de massa reduz força muscular. Devido ao aumento da expectativa de vida da população mundial e consequentemente da população idosa, a sarcopenia vem se tornando uma questão de saúde bastante relevante no mundo desenvolvido. O nível de sarcopenia pode ser prejudicial a ponto de impedir que uma pessoa idosa tenha uma vida independente, necessitando de assistência e cuidado constantes. A sarcopenia é um importante indicador de fragilidade nas pesquisas feitas com pessoas, ligada a reduçaõ do equilíbrio, perda de agilidade, quedas e fraturas.A perda da força muscular resulta em uma dificuldade da manutenção da estabilidade(esquilibrio) estático e ou dinâmico, tornando a marcha cada vez mais incerta, o que pode resultar em quedas em geral.Eventos estes que outrora sem grande importância, podem causar grandes prejuizos a um sistema osteomuscular enfraquecido pela senescência, ocasinando no aumento dos indices de morbidez, imobilidade e mortalidade desta população.Idosos geralmente caem enquanto realizam atividades normais do dia a dia.

Este fenômeno pode ser comparado à osteoporose, que também é uma doença relacionada à idade e se refere à perda de de massa óssea. A combinação de osteoporose e sarcopenia resulta na significativa fragilidade freqüentemente encontrada na população idosa e sua principal causa é a inatividade física.

A sarcopenia não é uma doença, mas sim uma consequência natural do processo de envelhecimento do ser humano, processo este individual e diretamente relacionado as interações com o meio ambiente em geral, a sarcopenia pode ser evitada e até mesmo revertida com uma alimentação balanceada,uma vida psicológicamente saúdavel e com a prática de atividades ou exercícios físicos de maneira consciente e com um acompanhamento profissional.

FONTE: Sarcopenia: European Consensus on Definition and Diagnosis: Report of the European Working Group on Sarcopenia in Older People